A bioMérieux está investindo recursos e implementando boas práticas para incentivar a redução de resíduos e otimizar o tratamento deles.
Todas essas iniciativas são princípios muito claros:
- Reduzir
- Reutilizar
- Reciclar e gerar compostagem
- Transformar resíduos em energia
- Descarte
Redução de água
- Marcy l’Etoile (França): otimização da linha de produção de VIDAS® SPR para evitar custos desnecessários.
Melhorar a gestão de resíduos
- No final de 2011, mais de 60% dos resíduos gerados por todas as instalações da bioMérieux foram reciclados, transformados em compostagem ou incinerados com a posterior geração de energia.
- Esquemas de separação de resíduos estão em vigor na maioria dos sites.
- As instalações de Grenoble, La Balme e Saint Vulbas, na França, são sites com zero resíduos para aterros sanitários. Em Durham, Carolina do Norte (EUA) está procurando o mesmo objetivo.
- Compostagem de resíduos alimentares em La Balme: o desperdício de alimentos é adubado e reutilizado no site, ao invés de serem enviados para uma unidade de processamento externo.
Aumentando a conscientização dos colaboradores
A bioMérieux tem várias iniciativas para incentivar mudanças de comportamento:
- A gerência está ativamente envolvida na promoção de boas práticas:
- Em Durham, Carolina do Norte, as práticas de reciclagem em escritórios e o cumprimento da separação de resíduos são auditados regularmente. A gestão é parte dessas auditorias e a conformidade com a separação correta de resíduos atingiu 80%.
- Na França, as iniciativas específicas são realizadas durante a semana nacional do desenvolvimento sustentável, como a conscientização sobre a maneira correta do descarte de resíduos eletrônicos e elétricos, de modo que os colaboradores lembrem da necessidade de separar os resíduos.
Iniciativas para a comunidade e parcerias
Os locais de manufaturamento e subsidiárias da bioMérieux participam em diversas iniciativas sobre gerenciamento de resíduos em suas comunidades locais e em parceria com ONGs, incluindo:
- A EcoPrint e "Close the Gap": no contexto de um novo sistema de impressão EcoPrint, instalado na bioMérieux em parceria com a ONG "Close the Gap" para reunir todas as impressoras que já não iam ser usadas para a serem adquiridas a baixo custo para projetos de educação e de saúde nos países emergentes.
- A bioMérieux Colômbia: Programa "Recicladores": a subsidiária entrega todo seu material reciclável para as famílias cujo sustento depende da revenda deste material.
- Em Craponne, França, determinados tipos de plásticos são recolhidos e entregues a uma associação de ajuda às pessoas com deficiência.