A bioMérieux continua executando sua iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, particularmente aquelas relacionadas com o consumo de energia, bem como as de transporte de produtos e viagens dos colaboradores.
Avaliação de gases de efeito estufa
Está sendo realizada uma avaliação de gases de efeito estufa nas instalações da França. Esta avaliação levará a um plano de ação para reduzir as emissões.
A redução de gases de efeito estufa relacionados com o consumo de energia
· Em 2011, a bioMérieux assinou um contrato para o fornecimento de eletricidade "verde" para suas instalações em Marcy L'Étoile e Craponne na França, que são dois das três primeiras instalações do grupo em termos de consumo de energia. Este contrato associado com o sistema de certificação RECS *, assegura que ambas as instalações recebam, cada uma, metade de sua energia a partir de fontes renováveis.
- Estas medidas são complementares à geração de energia renovável em algumas instalações:
- O uso de energia solar térmica para a produção de água quente na sala de jantar da Craponne (França).
- Produção de eletricidade usando painéis solares em Durham, Carolina do Norte (EUA), onde a eletricidade gerada é devolvida às linhas de transmissão de energia elétrica local.
*RECS : Sistema de Certificação de Energias Renováveis
Redução das emissões relacionadas com o transporte de produtos.
- Em 2011, a bioMérieux aumentou a altura na carga dos pallets para caminhões que transportam placas de Petri para a instalação de produção em Tres Cantos (Espanha) e para o transporte de produtos acabados a partir desta instalação para o centro da logística internacional Saint Vulbas (França)
- Esta melhora permite economizar aproximadamente 62.500 km de transporte terrestre rodoviário e 41 toneladas de CO2 por ano.
Viagens de funcionários
Várias iniciativas de conscientização são realizadas internamente, a fim de provocar mudanças no comportamento.
- Teste piloto de teletrabalho
- Em 2012, um teste foi realizado durante um período de 6 meses para trabalhar a partir da casa, no departamento de Atendimento ao Cliente Global. As conclusões obtidas serviram de base para uma implementação mais ampla de teletrabalho.
- Promoção da carona solidária
- Marcy l’Etoile (França)
- Há 40 vagas reservadas no estacionamento para aqueles que compartilham seu carro.
- Criação de uma comunidade de carros compartilhados para a instalação da bioMérieux e a vizinha Sanofi Pasteur em um esquema implementado pelas autoridades nos subúrbios de Lyon.
- Sessões para aumentar a conscientização sobre as formas ambientalmente amigáveis de transporte e esquemas para compartilhar o carro.
- Durham, Carolina do Norte (EUA), Grenoble (França)
- Incentivos para compartilhar carros, com um sistema que permite conectar às potenciais pessoas interessadas em partilhar o veículo.
- Grenoble: disponibilidade de dois veículos nas instalações para aqueles que compartilham carro quando tem que viajar entre as instalações da bioMérieux.
Normas sobre os carros do grupo
- As normas para os carros pertencentes ao grupo estabelecem que as emissões de CO2 não devem exceder 140g/kg (ou padrão local equivalente).
- A aplicação desta norma é revisada durante auditorias internas realizadas pelo departamento de Controle Interno Global em cada subsidiária do grupo.
- Teleconferências
- Sete dos locais do Grupo estão equipados com instalações de telepresença, assim, torna-se possível desenvolver as reuniões remotamente em excelentes condições e limitando a necessidade de translado de colaboradores. Estes locais são Marcy L'Etoile e La Balme na França, Xangai na China, Florença, na Itália, e Durham, Saint Louis e Cambridge nos EUA.
- Outras ferramentas usadas para teleconferências incluem Webex e Webex Connect.
Gases refrigerantes
Há planos de ação nas instalações da bioMérieux para lidar com os fluidos refrigerantes e as emissões de gases de efeito estufa relacionados.