A bioMérieux continua desenvolvendo o uso de energias renováveis e melhorando a eficiência energética de seus edifícios e equipamentos. A faixa de medições implementadas desde 2008 resultou em uma queda de 14% no consumo de energia para o final de 2011 (MWh/€m, em comparação com as vendas).
Energia renovável
Em 2011, a bioMérieux assinou um contrato para o fornecimento de eletricidade verde para suas instalações em Marcy L'Étoile e Craponne na França, que consomem grande quantidade de energia.
- Este contrato assegura que ambos os locais recebam metade do seu consumo de fontes renováveis, com certificação RECS associada (Sistema de Certificação de Energias Renováveis)
A bioMérieux também gera energia renovável em várias de suas instalações:
- Uso de energia solar térmica para produzir água quente para refeições na sala de jantar em Craponne (França).
- Produção de eletricidade usando painéis fotovoltaicos em Durham, Carolina do Norte (EUA): a eletricidade gerada é devolvida para as linhas de energia locais.
- O uso de energias não renováveis também está crescendo nas subsidiárias da bioMérieux.
Eficiência energética do equipamento
A bioMérieux continua melhorando a eficiência energética de seus equipamentos através de iniciativas que incluem:
- Durham, Carolina do Norte: controles da ventilação, aquecimento e sistema de ar condicionado no edifício administrativo foram substituídos proporcionando uma ampla flexibilidade no controle da temperatura e melhorando o desempenho energético do edifício. A economia anual associada é estimada em 1140 MWh, ou superior a $30.000 dólares.
Na bioMérieux na Alemanha:
- A instalação de um novo sistema de refrigeração no depósito com uma expectativa de poupança energética de 25%.
o Em Janeiro de 2012, um novo sistema de aquecimento e de geração de energia com gás e regulação remota foi instalado, produzindo eletricidade e aquecimento nos edifícios.