Teste molecular inédito no País diagnostica 22 patógenos respiratórios, incluindo o novo Coronavírus
09 Outubro, 2020Tecnologias que possibilitam um diagnóstico abrangente e preciso tornaram-se ferramentas essenciais na gestão da saúde, tanto no setor público quanto no privado, em hospitais e laboratórios.
Tecnologias que possibilitam um diagnóstico abrangente e preciso tornaram-se ferramentas essenciais na gestão da saúde, tanto no setor público quanto no privado, em hospitais e laboratórios.
Isso porque a aplicação da terapia correta evita o uso indiscriminado de antibióticos e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação, além de permitir decisões sobre a necessidade ou não de isolamento do paciente.
Atenta a esta demanda, a bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, oferece no País o Sistema BioFire FilmArray RP2.1, que possibilita a análise de 22 patógenos respiratórios, entre vírus e bactérias, incluindo o novo vírus Sars-Cov-2, pela metodologia de PCR, em 45 minutos, a partir de uma amostra de swab nasofaríngeo.
O sistema segue o conceito de diagnóstico sindrômico, em que, por meio de um único teste, é avaliado um agrupamento amplo de prováveis agentes patogênicos envolvidos em um sintoma, maximizando a chance de obter a resposta correta em um período de tempo clinicamente relevante, inclusive detectando coinfecções.
“O uso de um painel tão abrangente deve contribuir com o diagnóstico de pacientes críticos, pois o médico terá o resultado ao final de 1 hora, o que pode evitar internações desnecessárias em UTI ou processos de isolamento hospitalar, ambos de alto custo para pacientes ou instituições pagadoras”, afirma Fernando Oliveira, Country Manager Brasil da bioMérieux.