Sistema VIDAS® não sofre interferência da Biotina
02 Maio, 2018A bioMérieux informa que os produtos da plataforma VIDAS® não possuem interferência em soro e plasma contendo Biotina.
- Grande parte dos testes da plataforma VIDAS® (63 entre 73) não foram desenvolvidos com a tecnologia de estreptavidina/biotina. Então, por composição do teste, não existe interferência nestes 63 parâmetros.
- 10 testes da plataforma VIDAS® foram desenvolvidos com a tecnologia de estreptavidina /biotina. Devido ao formato, protocolo e após verificação de amostras contendo alta dose de biotina (2.000 ng/ml), nós confirmamos que estes 10 testes são livres de interferência de biotina em amostras de soro/plasma contendo acima de 2,000 ng/mL de biotina.
Abaixo você irá encontrar mais informações referente aos testes da plataforma VIDAS® .
Comunicado do FDA sobre a Biotina
Ao setor Laboratorial:
- Se você usar ensaios com tecnologia de biotina, esteja ciente de que é difícil identificar amostras que contenham biotina. Portanto, é importante comunicar-se com os profissionais de saúde e os pacientes para evitar resultados incorretos.
- Se você estiver coletando amostras no laboratório, pergunte se o paciente está tomando biotina.
Informe os profissionais de Saúde sobre a interferência da biotina em alguns testes de laboratório usados em seu laboratório.
- Considere que a dose diária recomendada de biotina é de 0,03 mg e esses níveis de biotina geralmente não causam interferência significativa. No entanto, suplementos contendo altos níveis de biotina, incluindo aqueles comercializados para cabelos, pele e unhas, podem conter até 20 mg de biotina, e os médicos podem recomendar até 300 mg por dia para condições como a esclerose múltipla. Níveis de biotina superiores à dose diária recomendada podem causar interferência significativa nos testes laboratoriais.
- Esteja ciente de que as amostras coletadas de pacientes que tomam altos níveis de biotina podem conter mais de 100 ng / mL de biotina. Concentrações de biotina até 1200 ng / mL podem estar presentes em amostras coletadas de pacientes que tomam até 300 mg por dia.
- Os dados disponíveis são insuficientes para apoiar as recomendações para testes seguros para pacientes que tomam altos níveis de biotina, incluindo sobre o período de tempo para a depuração de biotina do sangue.
- Comunique-se com o fabricante do teste de laboratório se tiver dúvidas sobre a interferência da biotina.