bioMérieux adquire Hyglos

01 Junho, 2016

bioMérieux adquire Hyglos e expande a sua oferta para a detecção de endotoxinas em produtos farmacêuticos

A bioMérieux, líder mundial no diagnóstico in vitro e em controle microbiológico industrial, anuncia a aquisição da Hyglos, em Bernried (Alemanha), empresa com sede especializada na detecção de endotoxinas. Fundada em 2009, Hyglos tem uma única experiência e reconhecida no desenvolvimento e na produção de proteínas recombinantes utilizados para a detecção de endotoxinas em produtos farmacêuticos.

As endotoxinas são componentes da membrana exterior de uma bactéria Gram-negativa. Eles são substâncias pirotécnicas, ou seja, eles causam febres altas. Padrões da farmacopeia exigem que este tipo de substância esteja ausente de produtos farmacêuticos que entram em contato com a corrente sanguínea ou com o sistema nervoso central, tais como drogas injetáveis ou dispositivos médicos. Recomenda-se também que as endotoxinas sejam quantificadas em matérias-primas, tais como água, ou material de trabalho em andamento.

Hoje em dia, a detecção de endotoxina baseia-se na utilização de reagentes desenvolvidos com base em uma fração de sangue purificada feita a partir de um caranguejo-ferradura (Limulidae), uma família de caranguejo em perigo na Ásia e protegidos nos Estados Unidos, cujo sangue tem a capacidade para coagular na presença de pequenas quantidades de endotoxinas bacterianas.

A Hyglos desenvolveu um método inovador a partir de proteínas recombinantes, o que elimina a necessidade de sangue caranguejo-ferradura e, assim, permite a detecção da presença de endotoxinas usando uma cadeia de reações completamente padronizados. Além disso, quando certas formulações são utilizadas na fabricação de medicamentos biotecnológicos, eles podem esconder ou “mascarar” a endotoxinas. Hyglos desenvolveu uma tecnologia única e original para "desmascarar" endotoxinas, ou seja, tornando a detecção de endotoxina possível, mesmo em tais casos.

"O conhecimento da Hyglos no campo de proteínas recombinantes abre novos horizontes para a detecção de endotoxinas. Fiel ao nosso espírito pioneiro, estamos convencidos da relevância do seu método inovador. Seu portfólio de produtos existentes tem enriquecido a nossa oferta de soluções de controle microbiológico para a indústria farmacêutica e dispositivos médicos", afirma Nicolas Cartier, chefe da unidade de indústria da bioMérieux.

Dr. Wolfgang Mutter, Diretor da Hyglos, acrescenta: "Estamos muito satisfeitos por se juntar a bioMérieux. Sua liderança global  no controle microbiológico industrial e o alcance da sua rede comercial cria perspectivas promissoras que permitem que os fabricantes de produtos farmacêuticos se beneficiem da solidez científica e técnica dos produtos que desenvolvemos para a detecção confiável e eficiente de endotoxina."

O mercado de detecção de endotoxina hoje é estimado em €250 milhões, um aumento em cerca de 12% ao ano1, particularmente suportado pelo crescimento no volume de medicamentos derivados de biotecnologia, dispositivos médicos e vacinas.


1 Source: Markets and Markets, 2015 ; data frominternal surveys.

Download
Pioneering diagnostics