bioMérieux doa kits de diagnóstico de HIV e Hepatite B para o Projeto Missão Xingu

14 Julho, 2016

Testes resistem a altas temperaturas e permitem resultados em 5 minutos, o que apoia o diagnóstico e o tratamento de populações em áreas remotas

A bioMérieux vai doar pelo segundo ano consecutivo kits importados de diagnóstico rápido de HIV e Hepatite B para o Projeto Missão Xingu. No total, serão realizados 600 testes. A iniciativa integra o Projeto Missão Xingu, que desde 2005 presta assistência à saúde para a população indígena do Parque Indígena do Xingu e à população carente do município de São José do Xingu, por meio de trabalho voluntário e doações. Em sua 11ª edição, o Projeto Missão Xingu será realizado este ano entre os dias 26 de agosto e 02 de setembro.

Toda essa população será beneficiada com exames oftalmológicos, ginecológicos, clínicos, pediátricos, diabetes, hepatites, glicemia, hemoglobina, ultrassom, HIV, entre outros. Haverá ainda palestras educativas, realização de corrida e caminhada e participação em programas de rádio com dicas de saúde, para atender também a população mais distante.

A equipe será composta por 9 médicos, 1 dentista, 1 fisioterapeuta, 2 enfermeiras e 2 pessoas no apoio logístico. Ano passado, o Projeto Missão Xingu somou 1.800 atendimentos.

O kits de diagnóstico rápido de HIV e Hepatite B doados pela bioMérieux são importados e registrados na Anvisa. Os testes são realizados pela metodologia Point of Care (POC), que permite que seja coletada a amostra e realizado o teste. O resultado é liberado em apenas 5 minutos. Desta maneira, é possível ter o diagnóstico praticamente em tempo real, tratar ou direcionar os pacientes em áreas remotas e de difícil acesso, sem necessidade de estrutura laboratorial.

Os kits utilizados nesse tipo de projeto precisam ser completos, ou seja, ter todos os consumíveis necessários para a sua realização, como lancetas para a coleta de amostra por punção digital e tubo capilar para transferir a amostra ao dispositivo do teste. Além disso, esses kits são resistentes a variações de temperatura e umidade, o que pode comprometer a performance do teste, já que umidade nessas áreas é grande. Eles podem ser armazenados em temperatura ambiente, o que torna a triagem dos pacientes segura e confiável.

 

Sobre o Projeto Missão Xingu

Apoiado pela Fundação Roberto Rocha Brito, o Projeto Missão Xingu existe desde 2005 e seu principal objetivo é prestar assistência à saúde para a população indígena do Parque Indígena do Xingu, e à população carente do município de São José do Xingu. O projeto realiza também ações educativas para a prevenção à saúde e contribuir para a melhora na qualidade de vida dessa população, além de proporcionar aos profissionais voluntários participantes a oportunidade de doar um pouco do seu tempo e conhecimento a uma população sabidamente desprovida de recursos.

A Missão Xingu vem crescendo a cada ano, com profissionais de diferentes áreas médicas, e mobiliza também voluntários do município que a cada ano estão mais capacitados, o que torna o Projeto Xingu uma marca dessa cidade.

 

Na Mídia

Na Mídia

Na Mídia

Na Mídia

 

____________________________________________________________

Mais informações:

Veropress Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da bioMérieux

Thais Abrahão (thais@veropress.com.br) – (11) 9900-8402 / (11) 3061-2263 e

Rosana Monteiro – (Rosana@veropress.com.br) – (11) 3062-0843

Pioneering diagnostics